O ano de 2020 certamente foi um divisor de águas no varejo brasileiro. A pandemia digitalizou uma enorme quantidade de lojas que ainda não olhavam para esse mercado como uma oportunidade, e que nem sequer pensavam em vendas pelo “whatsapp” ou qualquer tipo de canal digital.

As lojas que não investiram em ferramentas e estratégias digitais, tiveram que repensar suas ações para enfrentar as mudanças trazidas pela concorrência digital. Nesse tempo você percebeu muito bem o crescimento absurdo do Mercado Livre e outros “marketplaces”. Essas mudanças de mercado, afetaram e afetam, negócios e lojas dos mais variados segmentos, portes e posicionamentos. Elas são um grande desafio para que os lojistas definam suas prioridades e iniciativas de inovação.

Nesse novo momento do varejo, as lojas físicas das grandes redes assumiram um papel estratégico para suas marcas e negócios. Um desafio para todas as empresas é repensar como a loja será capaz de gerar valor em novos modelos de negócio e como será medida a contribuição das lojas físicas para o resultado das empresas.

E aí que está a importância da inteligência na concepção de um projeto para uma loja física.

O varejo 5.0 é orientado aos clientes e aos dados gerados por ele! A loja precisa entender a partir das jornadas de compra:

• Quem está na loja,
• Como chegou,
• O que fez antes,
• Como é o comportamento dele no salão de vendas,
• Qual é o circuito dele no seu salão de vendas,
• Quando ele decide pela compra,
• Onde ele efetiva a compra
• E o que ele faz depois disso.

O projeto de uma loja física inteligente, deve considerar que nos próximos anos os consumidores digitais crescerão de maneira absurda, mas os consumidores que buscarão por uma experiência de compra física diferenciada crescerão da mesma forma.

Por isso, pense que o projeto de sua loja precisa ser estratégico nas táticas comerciais, e de ocupação do salão de vendas com produtos que façam sentido para o seu consumidor. Produtos que ao comprá-los fisicamente, o consumidor continue se sentindo atraído por estar em um lugar de entretenimento e lazer, como muitas lojas já são reconhecidas.

Um projeto de loja inteligente é aquele que integra o posicionamento da loja com estratégias comerciais e que transforma o momento de consumo numa experiência de compra sensorial.

Por fim, para que você possa tomar decisões assertivas nas mudanças que quer fazer no seu negócio de varejo, deixo 3 tarefas para uma melhor estratégia:

1. Avalie os dados dos seus clientes:

Seu cliente é um bem e ele quem aponta para o caminho que deve seguir. Anote as principais características do comportamento e da vida dessas pessoas. Um exemplo prático para isso é de uma loja que projetamos na periferia de São Paulo. Era um bairro dormitório de muitos trabalhadores que viviam a maior parte do dia nas áreas mais nobres da cidade, nos escritórios e empresas que prestavam serviços. A sacada do lojista foi de trazer produtos com mais qualidade e de primeira linha, pois a aspiração dessas pessoas iam além de sua classe social ou do entorno de suas residências.

2. Descubra o setor inspiracional de sua loja:

Durante uma semana fotografe sua loja nos momentos de pico de consumo e visitação dos clientes. A partir disso liste as melhorias que você pode fazer para que os clientes se sintam mais confortáveis ou felizes de estar na sua loja. Vale a troca de uma lâmpada que está queimada, a limpeza de uma gôndola de destaque ou até a repintura de uma parede.

3. Busque lojas referência no seu segmento:

Certamente podemos olhar para o mercado e identificar players que sejam uma verdadeira inspiração para o seu negócio. Não se sinta pequeno perto deles e nem ache que aquilo que eles fazem não se aplique no seu negócio. Tenho a certeza de que você vai se surpreender com as ideias que vão surgir a partir de uma visita com a mente mais aberta. Aqui você está proibido de visitar a loja para ficar apenas pesquisando preço.

A inteligência da sua loja e de seus projetos crescerão na medida que você estiver aberto para um olhar mais estratégico e menos intuitivo em suas decisões.

Meu desejo é que você tenha um grande sucesso, uma loja transformada e inteligente!

Daniel Bueno

Santo Traço – Design para Varejo

 

Santo Traço - Design para Varejo LTDA - ME

atendimento@santotraco.com

© 2018 Copyright • Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: Vila Criativa