Estivemos dentro de uma Loja de Materiais para Construção para avaliar a Jornada de Compra do cliente e percebemos que, um erro que muitos lojistas cometem é não pensar inicialmente na circulação dos clientes dentro da loja. Essa é nossa principal preocupação ao configurar o layout da loja. Por isso, recomendamos que você comece por aí! Pense nessa circulação do cliente desde a entrada da loja, tomando cuidado para não criar bloqueios que impeçam a circulação dos clientes nela. Garanta que eles tenham uma visão clara das categorias e setores de destino. 

Veja nesse caso, que já na entrada da loja, ao receber os clientes, há um grande bloqueio feito pelos caixas que impedem a sua circulação. Inclusive isso dificulta também, a sua visão para as categorias e setores que os clientes têm como destino.

Para esse modelo de loja, o caixa, momento da finalização de compra, deve acontecer no final da jornada. No início, a loja deve apresentar os setores de maneira inteligente, favorecendo o fluxo de pessoas dentro dela e conduzindo o cliente para os setores sem que ele perceba. Por isso, tome cuidado para não criar bloqueios de circulação através da disposição dos equipamentos, como gôndolas e displays da indústria, pois eles têm que estar dispostos de maneira que conduza o cliente para dentro do setor de forma intuitiva. 

Nas lojas maiores, a exigência de uma boa circulação é proporcional a sua ocupação. Portanto é necessário que pensemos de forma inteligente na estratégia comercial que teremos durante a trajetória do cliente, nas categorias e nos produtos que ele terá contato. Evite sempre barreiras, tanto na circulação como na visualização da amplitude da loja, veja na foto abaixo.

Agora vamos falar de Ofertas e Promoções em Lojas de Materiais para Construção: Elas devem ser inseridas de maneira estratégica durante a jornada de compra para que o consumidor entre em contato com ela. Não somente com as oportunidades de preço baixo, mas também com os produtos em destaque.

O que normalmente vemos nas lojas, são ofertas mal colocadas e com baixa massa de produtos. Sem diferenciação no código visual de divulgação ou com um excesso de “splashs” amarelos. Tome cuidado! Seus clientes podem não perceber que um determinado produto está em promoção, se na loja tudo é precificado com um mesmo código visual ou se os produtos não estão dispostos em locais estratégicos e principalmente com uma inserção inteligente na jornada de compra!

Até aqui, você já aprendeu que é importante dispor das categorias e setores durante a jornada de compra com uma boa circulação. Mas além disso, como exemplificamos nessa foto, um outro erro é que na maioria das lojas, não existe comunicação visual para conduzir os clientes ao seu setor de destino.

É muito importante que os clientes percebam e descubram onde estão e quais são os setores da loja. E tão importante quanto isso, é o cliente perceber que existe uma hierarquia na comunicação: SETORES, PROMOÇÕES E MARCA. São esses os principais códigos visuais que a loja deve comunicar dentro do salão de vendas.

O cliente precisa identificar cada setor da loja, sabendo exatamente onde está e para onde deve ir. Ele precisa identificar as ofertas e promoções, entendendo assim, o que você tem de especial para ele. Junto disso ele tem que reconhecer em que loja está, fixando na sua memória o local que lhe está oferecendo essa experiência de compra magnífica.

Mais um outro erro encontrado e que acreditamos ser muito comum em lojas de material para construção: A criação de zonas mortas! Locais onde a circulação é bloqueada e os clientes não têm acesso, como nessa foto.

Aqui temos um caso típico! Um setor que está atrás de uma área de atendimento, que gera um bloqueio na circulação. O mais grave, e que você pode perceber, é que ali existem ofertas em um local praticamente sem circulação e sem nenhum código visual que sinalize as oportunidades.

Na sequência temos também, um problema operacional: A separação dos pedidos feitos via internet não possuem um local específico para que sejam armazenados, e nesse caso, os produtos nos carrinhos geram um bloqueio visual para o setor que está exposto atrás deles.

Muito do que vimos aqui, são alguns equívocos que ocorrem na maioria das lojas de materiais para construção e é muito provável que, pelo menos um deles aconteça na sua.

Deixe aqui nos comentários qual dessas situações já aconteceu com você?

Santo Traço - Design para Varejo LTDA - ME

atendimento@santotraco.com

© 2018 Copyright • Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: Vila Criativa