Ter uma loja com um layout perfeito é o sonho de qualquer lojista, mas geralmente os imóveis comerciais onde seus negócios estão estabelecidos não são preparados para ser uma loja. Muitos até possuem “lá no fundo” a intenção de um ponto de venda, mas não são pensados para tal.

Existem ainda as lojas ou negócios que começaram pequenos e cresceram de maneira desordenada com os famosos puxadinhos e ampliações faraônicas. E é aqui que surgem os problemas!

Alguns imóveis têm um péssimo acesso, outros, poucas vagas para estacionamento, fachadas cheias de elementos, pé direito baixo ou até mesmo uma iluminação que atrapalha a cenografia e a exposição dos produtos gerando as famosas “zonas mortas”.

Para superar esses desafios, o lojista acaba investindo tempo, energia e dinheiro, tendo que se reinventar sempre!

A melhor solução é a criação de um “layout de loja”. Ou seja, utilizar o espaço disponível de forma estratégica para transformá-lo em um local de vendas e proporcionar uma boa experiência de compra para o seu consumidor.

Para te ajudar a criar um layout da sua loja perfeito, trouxemos 4 dicas valiosas:

1 – Cuide da entrada da sua loja!

Umas das mais conhecidas estratégias comerciais do varejo é a exposição massificada dos produtos na entrada da lojas. Mas cuidado, isso acaba dificultando o acesso dos clientes e bloqueia sua visão para outros produtos, setores e categorias destino. Mas o mais grave nesta situação é de você não proporcionar um fluxo de circulação pela loja.

Uma das soluções para sua tão sonhada imagem de preço baixo, é de criar diferentes oportunidades para o cliente durante a jornada de compra (dentro da loja), criando estratégias para que ele a veja no momento certo e a inclua em sua compra.

Nunca se esqueça: A entrada da loja deve ser o seu cartão de visitas!

Entrada de loja: Projeto Monte Materiais para Construção.

Caixas e finalização da Jornada de Compra: Projeto DTP Lar e Construção.

2 – Tenha clareza de onde começa e de onde termina a jornada de compra.

Para melhor entendermos esse conceito, vamos começar pelo final da Jornada de Compra: Quando o cliente paga!

Os caixas devem sempre estar no final da Jornada de Compra, pois se o consumidor finalizar o seu ticket no meio ou no início desse circuito, dificilmente estará aberto a compra de mais itens. Isso, não quer dizer que eles estarão no final do espaço físico da loja, e sim posicionado de maneira estratégica para não matar as vendas.

“Se pergunte — qual é o fluxo dos seus clientes? Observando o fluxo saberá onde manter os caixas.”

Área de atendimento e desaceleração da Jornada de Compra: Projeto Rota da Obra.

3 – Defina antecedência as suas áreas operacionais.

Fique esperto! Se você começar seu estudo de layout pelos setores e categorias, ficará muito difícil colocar as áreas operacionais na loja.

No anseio de expor os produtos ou de inaugurar logo para rentabilizar o negócio, muitos lojistas optam por uma ocupação desordenada na loja. Isso pode gerar muitos problemas futuros na operação, nos acessos ao estoque e áreas de retaguarda, como as de manipulação de produtos ou de prestação de serviços.

Portanto, predetermine as operações no primeiro estudo de ocupação da loja

As gôndolas tradicionais em aço podem ser mescladas com equipamentos com design exclusivo. Projeto: Eletrofrigor – Tudo para refrigeração.

4 – Modulação das gôndolas, expositores, prateleiras no salão de vendas.

Não comece o estudo de layout por aqui. Você corre o risco de ter gôndolas em excesso na montagem da loja e sobras que te levarão há um grande prejuízo.

O melhor caminho é ter clareza das categorias e setores mais rentáveis para o seu negócio e o quanto elas representam ou devem representar nas suas vendas. Só assim, com a definição das linhas de produtos que vai ter na loja, é que você poderá definir os tipos e quantidades de expositores que entrarão no projeto!

Se seu projeto é de uma reforma, a dica é de levantar os percentuais de venda de cada categoria e comparar com a ocupação que cada uma possui na loja. Certamente você irá se surpreender…

Santo Traço - Design para Varejo LTDA - ME

atendimento@santotraco.com

© 2018 Copyright • Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: Vila Criativa