Não importa o tamanho do seu negócio. Em uma visão global, a atenção do mundo está mudando, passando de sociedade do consumo para sociedade que valoriza a importância da cultura de marca.

Cada vez mais as pessoas se perguntam: por que devo comprar isso? Por que escolher determinada loja e não outra? Será que realmente preciso do produto dessa empresa? A globalização, o mundo moderno e os mercados em constante expansão transformaram a forma como consumimos. E esta mudança está apenas começando. 

Branding aplicado a projeto em 3D realizado pelo Santo Traço para Óticas Veluzzi em 2018

Pense bem. Antigamente, se o seu desejo era comprar um único produto, bastava ir a apenas uma loja e escolher entre no máximo 2 opções disponíveis. Hoje, são centenas de ofertas em centenas de lojas (virtuais ou não) e milhares de produtos que cumprem múltiplas funções. Loucura, né?

Em meio ao caos, o que mais tem acontecido é que consumidor fique perdido, mas também é fato que o nível de exigência durante a decisão de compra aumentou drasticamente diante tantas possibilidades. As expectativas estão cada vez maiores e mais que produtos ou serviços, eles buscam marcas que expressam valores e propósitos. Isto é, cultura de marca. Vamos adiante!

É muito comum, quando se cria um negócio, que ele tenha a “cara do dono”. Mas chega um momento que é necessário ir além. Vender melhor, ganhar novos públicos, aumentar a receita, automatizar processos… E não dá para chegar muito longe sem entender e aplicar o branding.

Ele mudou a loja e as vendas estouraram! Confira aqui o estudo de caso da Imagem Foto e Ótica

Afinal, você compreende a importância da cultura de marca para o seu negócio? Quais são os valores da sua loja? Qual é a missão e onde você quer chegar?  Quanto sua empresa é importante para seus consumidores e por quê? Qual é o seu propósito?

Parece muita coisa, não é mesmo? E realmente é. Mas fique tranquilo. Você não vai precisar responder todas essas questões agora. Este é o momento de refletir sobre seus objetivos a longo prazo e começar a construir desde já o verdadeiro poder do seu negócio. Lembre-se que a grande loja é a pequena loja que um dia fez a escolha certa.

Como construir uma cultura de marca?

Uma cultura não é criada do dia para a noite. Ela é o resultado de diversos fatores.  Mais que um nome ou a identidade visual, a cultura de marca é a cultura organizacional de uma empresa como um todo.

Ela é a experiência emocional e sensorial plena vivida pelo consumidor. Essa cultura engloba um conjunto de símbolos, valores e comportamentos que devem refletir as crenças culturais do público interno e externo, criando assim, uma poderosa rede de compartilhamento que faz história e gera crescimento exponencial.

Construir e estabilizar a cultura de uma marca não é nada simples. É um trabalho que requer disposição, paciência, interpretação, pessoas capacitadas, energia e muito empenho. Não é fácil ser grande, mas acredite, é possível e muito recompensador. Quando sua cultura for estabelecida, os melhores resultados chegarão naturalmente.

Gostou deste conteúdo? Clique aqui para assistir ao vídeo sobre o tema abordado e se aprofundar ainda mais no assunto. Não deixe de compartilhar e deixar o seu comentário!

Precisa de ajuda para implementar sua cultura de marca? Fale com a gente!
Envie um e-mail para:
atendimento@santotraco.com

Santo Traço - Design para Varejo LTDA - ME

atendimento@santotraco.com

© 2018 Copyright • Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: Vila Criativa