Esse artigo irá te ajudar a traçar estratégias de como fazer o seu cliente circular mais pela sua loja, para que ele possa ter mais impulsos de compra, e a sua loja aumentar as vendas.
Ao planejar o layout da loja, mais importante antes mesmo de saber onde e como você deve expor os seus produtos, você precisa pensar em como seu cliente irá circular dentro da loja, e isso nós já te mostramos na matéria anterior.
Agora, para que o seu cliente entre na loja e circule por ela, a loja precisa de recursos que estimulem essa circulação despertando o interesse do cliente. Esse recurso são os elementos visuais.
Para entendermos melhor a função que estes elementos visuais desempenham, vamos dividi-los em três grupos:
1 – promoção e ofertas,
2 – destaques e pontos focais,
3 – ambientação e valorização dos ambientes.
Promoção e ofertas
Uma estratégia que pode ser utilizada nesse grupo é a colocação de uma sequencia de pilhas de ofertas no corredor principal da loja, estimulando o cliente a ir vendo as oportunidades uma a uma. Dessa maneira, o cliente irá percorrer todo esse trajeto do inicio ao fim.
Sua loja é mais estreita e não tem um corredor largo? A estratégia é mesma: trabalhar com a sequência de ofertas criando essa sequencia nas pontas das gôndolas de maneira intercalada e bem sinalizada como podemos ver na foto.
Outra forma de estimular a circulação do cliente com ofertas é criar um setor inteiro para essas oportunidades. Mostre com clareza que aquela área tem oportunidade de preço. Com uma comunicação mais agressiva e com cores que remetam à preço baixo por exemplo. Lembre-se que neste caso este setor precisa ser disposto de maneira estratégica dentro da loja.
Ambientação e valorização de ambientes
Ter um corredor principal amplo, convida o cliente a uma circulação pela loja, e você pode usar de um elemento aéreo no trajeto desse corredor, que indique um caminho e dê uma valorização para aquele local.
Outro exemplo de ambientação e valorização é uma área de adega. Você traz naquele ambiente uma diferenciação de forro, um contraste no piso, uma iluminação diferenciada, um mobiliário especial, saindo do padrão de prateleiras normais. Dessa forma você valoriza o produto e atrai o cliente até o local.
Outros exemplos são os elementos aéreos que destacam aquele ambiente e reforça o olhar sobre ele.
Destaques e pontos focais
São grandes ferramentas quando queremos conduzir o cliente pela loja, e uma técnica muito efetiva para criar esses destaques e pontos focais é o que chamamos de “Quebra de Padrão.
A quebra de padrão acontece por exemplo, quando temos a maioria dos expositores com formas retas e entramos com um único outro expositor com elementos curvos, essa mudança no padrão visual do expositor gera no cliente uma atenção ao elemento diferente, criando assim um ponto focal.
Você também pode trazer uma sequencia de exposição de destaque de produtos, assim você valorizará os ainda mais os produtos, e a sequencia dessa exposição irá conduzir os clientes.
Os produtos em destaques e a técnica de quebra de padrão podem e devem ser usados para conduzir o cliente não só até o inicio do setor, mas também para atraí-lo para dentro do setor desejado.
Nos exemplos acima, mostrei algumas formas de trabalhar com os elementos visuais e de como essas técnicas são fundamentais para a circulação do seu cliente. Isso torna a experiência de compra do cliente mais estimulante, fazendo com que ele queira ficar na sua loja por muito mais tempo.
Na próxima semana tem muito mais! Se você está gostando desse conteúdo ou até mesmo se surgiu alguma dúvida deixe nos comentários que teremos o prazer em te responder nas nossas lives às quintas.
Esperamos que esse conteúdo tenha contribuído e que você consiga aplicar no seu negócio e gerar grandes resultados!