Imagine você em um barco pronto para jogar uma rede de pesca em alto mar. Que espécie de peixe vai capturar? Ou mesmo sendo literal, imagine um alvo onde a pontuação atingida está totalmente relacionada ao faturamento do seu negócio. Uau! Essa você não vai querer errar!
Você conhece uma loja que abriu e fechou em tempo recorde? Acho que todo mundo já viu algum empreendimento que “tinha tudo para dar certo”, uma loja bonita, bem estruturada, com um conceito bacana, mas que surpreendentemente, fechou as portas. Infelizmente, isso é muito comum.
Para começar, é importante saber o que significa o público-alvo. Quando você abre uma loja, ela necessariamente precisa ter um posicionamento, uma cultura, ou seja, ser uma ideia com identidade e objetivos a curto, médio e longo prazo. O público-alvo é o grupo dos consumidores com potencial de serem seus melhores clientes. São pessoas que possuem características em comum: idade, sexo, profissão, renda, um propósito, a geografia e a história do local que vivem e diversas outras afinidades.
Acompanhe todas as novidades do Santo Traço no Instagram. Clique aqui para seguir!
Às vezes, não adianta ter o melhor ponto e produto se eles não atendem os anseios e as necessidades do seu público-alvo. Confira abaixo algumas dicas valiosas para identificar o perfil do seu cliente e ajustar sua loja conforme a cultura do seu público!
Se você está na fase de planejamento, este é o momento ideal para pensar no seu cliente perfeito. Isso será determinante na escolha do ponto! Agora, se você já está posicionado dentro de uma praça, pode ter chegado a hora de realizar intervenções a favor do seu fluxo de clientes.
Pesquise!
Você precisa entender a necessidade do seu público, as dores dele, as expectativas, para depois pensar no produto adequado. O primeiro estudo é o posicionamento geográfico da loja. O comportamento das pessoas deste bairro ou região. O foco deve ser voltado 100% para as necessidades do cliente. A expectativa é o grande segredo que manda no que você vai ofertar e vender.
Defina o mix de produtos e pense sobre o conceito deles
Depois de definir os produtos, pense mais a fundo no comportamento das pessoas que irão consumi-los. Se ela compra sozinha, com a família, se são crianças, adolescentes… Isso vai ajudar no posicionamento da sua loja e em todas as intervenções de comunicação visual dentro dela.
Desenhe o perfil do seu público-alvo para ser mais certeiro
Faça uma tabela antagônica com características do seu cliente e desenhe o perfil do seu público. Por exemplo. Ele é moderno ou clássico? Saudável ou desleixado? Tem tempo ou vive com pressa? Busque pelos hábitos e adjetivos! No final, você terá o desenho perfeito da personalidade do seu público-alvo. Incrível ter tantas informações nas mãos!
Cruze as informações captadas com as suas vendas
Agora você tem material suficiente para fazer o dever de casa bem-feito. A partir daí, o primeiro passo é pegar essas informações e cruzar com suas vendas. Aqui surgirão as atitudes que vão reposicionar o seu negócio!
Agora que você compreende a importância de reconhecer o público-alvo ficará mais fácil direcionar suas ações e campanhas de marketing. É muito importante ter uma pesquisa, uma base científica e estar atualizado quanto conhecer as tendências e preferências do seu nicho.
Não deixe de conferir o vídeo do Santo Traço sobre este tema
E você? Reconhece seu público consumidor? Conhece o perfil dele? Já pesquisou algumas características como a profissão, a faixa etária, o gênero, onde mora, a classe social, quanto ganha, o estado civil, se é empregado, empresário ou empreendedor e o que ele gosta de fazer no tempo livre? Se não pensou sobre isso, já passou da hora de traçar o seu mapa do tesouro.
Um grande abraço, muito sucesso e até o próximo post!
Daniel Bueno
Santo Traço